Como pássaros voantes caminho para os altos
Como raiz das sementes do Cerrado mergulho profundo no chão
Somos a existência infinita da passagem por aqui.
Ana Mumbuca
No dia 07 de maio de 2024, os pesquisadores Dr. Samuel Lima e a doutoranda Maria Dias, da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Tangará da Serra, estiveram na Escola Estadual Quilombola José Mariano Bento, de Vão Grande, no município de Barra do Bugres, para participar do Clube de Leitura Mulheres do Quilombo A expedição científica contempla a ação extensionista, uma vez que oferta curso para professoras e professores quilombolas, reconhecendo a força e a importância cultural quilombola para Mato Grosso e para Amazônia Legal.
Nesta fase inicial da formação, a abertura da agenda foi conduzida pelo Dr. Samuel Lima introduzindo o debate sobre as interfaces da pesquisa, na sequência, a a doutoranda e bolsista CAPES, Maria Dias, conduziu a apresentação do Microsolt Word 365, realizando um passeio pela interface do Word 365, seguindo com uma mostra dos aspectos das guias de opções: guia página inicial, guia inserir, guia design e layout, guia de referências, guia correspondências, guia revisão e guia exibir. O curso seguiu com a prática no Word 365 voltada para as ações de criar, abrir e salvar documentos, com a formatação básica de textos, formatação de parágrafos, passando para ações de inserir e trabalhar com imagens no word, cabeçalhos e rodapé. Como forma de avaliação da aprendizagem foi solicitado, aos alunos, formatar um texto no word 365. Mais de 15 professoras e professores participaram desta etapa, após a jornada de trabalho com suas turmas na E.E. José Mariano Bento. O Clube de leitura Mulheres do Quilombo segue com agenda de formação durante todo primeiro semestre de 2024.
A expedição científica é coordenada pela professora Dra. Walnice Vilalva, da Universidade do Estado de Mato Grosso ( campus universitário de Tangará da Serra) e resulta dos projetos de pesquisa Literou: conhecendo a cultura de Mato Grosso” e “Cartografia sociocultural do estado de Mato Grosso – da diversidade cultural à sustentação econômica em aldeias indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhas e assentamentos rurais”, Edital 13/2020 - PDPG Amazônia/CAPES, com importante parceria e cooperação científica com o Instituto Federal de Mato Grosso em projeto que investiga as ações afirmativas adotadas por programas de pós-graduação acadêmicos dos Institutos Federais de Educação, no período de 2017 – 2022, sob a coordenação da Dra. Maria Auxiliadora de Almeida, Edital 37/2022/CAPES.