Estamos chegando do chão dos Quilombos, estamos chegando do som dos tambores, dos Novos Palmares só somos, viemos lutar.

Pedro Casaldáliga

 

Embaladas pelos versos de Pedro Casaldáliga e por muita prosa entre mulheres do quilombo, as pesquisadoras Dra. Maria Auxiliadora de Almeida (do IFMT) e Dra. Walnice Vilalva (da UNEMAT), realizaram na data de ontem, 24/04/2024, expedição científica no quilombo de Vão Grande, Barra do Bugres. A expedição compõe o planejamento estratégico desenvolvido pelas duas instituições para o fortalecimento de políticas de ação afirmativa no contexto da pós-graduação dento do estado.

O Instituto Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-graduação em Ensino, campus de Cuiabá,  investiga as ações afirmativas adotadas por programas de pós-graduação acadêmicos dos Institutos Federais de Educação, no período de 2017 – 2022, sob a coordenação da Dra. Maria Auxiliadora de Almeida, Edital 37/2022/CAPES, identificando os critérios, modalidades, grupos sociais contemplados e os programas adotados para garantir a permanência dos estudantes. Assim, esta pesquisa tem como objetivo construir um panorama das políticas de ação afirmativa implementadas pelos programas de pós-graduação acadêmicos de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, situados nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, para identificar o perfil dos programas, os critérios e modalidades adotados, os grupos sociais contemplados, e a característica dos programas adotados para a permanência dos estudantes.

A Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Tangará da Serra, Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, por meio dos projetos “Literou: conhecendo a cultura de Mato Grosso” e  “Cartografia sociocultural do estado de Mato Grosso – da diversidade cultural à sustentação econômica em aldeias indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhas e assentamentos rurais”, Edital 13/2020 - PDPG Amazônia/CAPES, propõe a realização da cartografia dos quilombos de Mato Grosso. A professora Walnice Vilalva explica que essa expedição, para além da pesquisa, assume o caráter extensionista uma vez que oferta dois cursos para professoras e professores da escola quilombola de Vão Grande : o primeiro curso ( 60 horas) constitui-se em atividades  de leitura e produção, de texto científico, voltados para formação das professoras e professores quilombolas que tenham o objetivo de  ingressar em  Programa de Pós-graduação seja da UNEMAT, seja do IFMT; o segundo curso (20 horas) se constitui em formação inicial de informática também destinado aos professores e professoras  do quilombo de Vão Grande com objetivo de capacitá-los no uso de ferramentas digitais. Ambos os cursos serão realizados na E. E. José Mariano Bento, durante o primeiro semestre de 2024, com calendário construído em conjunto com as professoras quilombolas. Dessa expedição científica, nasce o Clube de leitura mulheres do quilombo com a prerrogativa de fazer dessas ações de formação e pesquisa, a defesa da cidadania, o respeito à diversidade, à cultura quilombola e o exercício do direito e a garantia de se criar as condições para o acesso à Programas de Pós-graduação, nível mestrado e doutorado, no Estado de Mato Grosso.

logo unemat rodape           logo mec rodape         logo fapemat rodape           logo cnpq rodape        logo capes rodape

logo ripa

RIPA- Rede Interdisciplinar de Pesquisa na Amazônia
Campus Universitário de Tangará da Serra
Rodovia MT 358 - Km 07. Caixa Postal 287
Jardim Aeroporto, CEP 78300-000
ppgel@unemat.br / (65) 3311-4925